Âmbito de fornecimento
O âmbito de fornecimento incluía a elaboração do documento de especificações técnicas do Sistema de Proteção, Comando e Controlo (SPCC) a integrar no projeto prévio do aumento do níve lde tensão de 60 kV para 220 kV na Subestação da Sakthi da Maia.
Descrição do sistema
O sistema inclui um painel de cabo subterrâneo a 220 kV para interligação à Subestação de Vermoimda REN, cujos requisitos ao nível de Proteções, Integração com Despacho, Telecomunicações e Contagem devem cumprir com os requisitos da REN para o SPCC. Inclui ainda um painel de Transformador 220/60 kV e a integração de ambos os novos painéis com a instalação existente, incluindo o basculamento automático entre os alimentadores 220 kV (REN) e 60 kV (EDP).
Descrição das atividades
A equipa da ENGIPROT foi responsável pela análise do requisitos particulares da ampliação pretendida para a instalação,das especificações REN aplicáveis ao SPCC a instalar com a ampliação,garantindo o cumprimento dos requisitos impostos pela REN para interligação à Rede Nacional de Transporte.
A ENGIPROT fez também a análise das funcionalidades recomendadas para integração com a instalação existente.
Com base nesta análise a ENGIPROT elaborou o documento de especificação técnica e funcional a integrar no projeto prévio da obra.
Benefícios para o Cliente
A experiência da ENGIPROT com os SPCC utilizados pelas utilities portuguesas REN e EDP, e o conhecimento dos requisitos do tipo de instalação pretendida,permitiu ao cliente reduzir o tempo necessário para os estudos e elaboração da especificação funcional.
Ao mesmo tempo, obteve uma especificação abrangente que permitirá avançar para a fase de desenvolvimento de projeto com uma base sólida.