POLIVOUGA

Cliente
País

Âmbito de fornecimento

O âmbito de fornecimento incluía a prestação de serviços de acompanhamento de alterações de parametrizações, recolha de elementos da instalação com vista à análise dos incidentes ocorridos,auditoria ao sistema de Comando e Proteção instalado, e elaboração de relatório com conclusões e sugestões de melhoria.

Descrição do sistema

A auditoria incidiu sobre o Sistema de Comando e Proteção da Subestação 60/15 kV da Polivouga, composto maioritariamente por equipamentos de fabrico INGETEAM.

Descrição das atividades

A equipa da ENGIPROT foi responsável pela análise das configurações existentes dos relés de proteção e sua validação tendo em conta as alterações na rede a montante.

A ENGIPROT fez também a análise das funcionalidades existentes, disponibilidade de registos de operação e histórico de ocorrências.

Com base nesta análise a ENGIPROT elaborou um relatório de auditoria listando as conclusões da auditoria, e assinalando as situações em que se verifica uma necessidade de incrementar as funcionalidades do Sistema de Comando e Proteção com vista ao aumento das suas funcionalidades e facilidade de operação.

Benefícios para o Cliente

A experiência da ENGIPROT neste tipo de análise permitiu ao cliente obter uma nova perspetiva sobre o comportamento e funcionalidades da instalação, e a identificação imparcial dos pontos de melhoria nesta instalação e em instalações futuras do mesmo tipo.