CENTRAL FOTOVOLTAICA DE TORRES VEDRAS
SISTEMA DE PROTEÇÃO, COMANDO E CONTROLO

Cliente
País

Âmbito

Fornecimento, configuração e colocação em funcionamento chave-na-mão do Sistema de Proteção,
Comando e Controlo da Central Solar Fotovoltaica de Torres Vedras.

Descrição do Projeto

A ENERGETUS é uma das principais empresas de EPC (engenharia – procurement – construção) da região para centrais de geração de média dimensão. Com foco em Soluções Integradas baseadas em Centrais de Energias Renováveis (Solar, Eólica, Hídrica), a ENERGETUS pode entregar qualquer solução para proporcionar autonomia energética sustentável aos seus clientes, incluindo Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias, Hidrogénio e centrais convencionais.

A Central Solar Fotovoltaica de Torres Vedras é a primeira de uma série de projetos que marcam a expansão da ENERGETUS na área da Geração de Energia Solar Fotovoltaica, que será supervisionada e controlada no novo centro de despacho, preparado para otimizar a produção e aumentar os níveis de disponibilidade.
Esta central tem uma potência licenciada de 1 MVA e situa-se perto da cidade de Torres Vedras. A ligação à Rede de Distribuição E-REDES foi realizada com sucesso em 3 de maio de 2023 e os ensaios de Conformidade com o Código de Rede, necessários à atribuição da Licença de Exploração, foram concluídos com sucesso em 29 de maio de 2023.

A ENERGETUS será responsável pela construção de outros projetos similares de centrais solares, que também irão incluir SPCC fornecidos pela ENGIPROT, a ligar à rede durante 2023 e 2024. Mais informações podem ser encontradas aqui:
https://www.energetus.pt

Descrição das Atividades

A equipa da ENGIPROT foi responsável pelas seguintes tarefas:

  • Apoio técnico e consultoria à ENERGETUS durante o projeto de detalhe;

  • Desenvolvimento de algoritmos de cálculo de desempenho e eficiência da central;

  • Projeto base, fornecimento, configuração e comissionamento do sistema microSCADA (iGRID T&D iControl) que permitirá supervisão e controlo total sobre a central;

  • Integração de Equipamentos de terceiros: SUNGROW, ITRON. SCHNEIDER, ADVANTECH;

  • Projeto base, fornecimento, configuração, comissionamento e testes de aceitação com E-REDES para o Relé de Proteção de Interligação (INGETEAM DA PT);
  • Configuração e teste do Relé de Proteção do Transformador (ORMAZABAL EKOR RPG 201)

  • Fornecimento, configuração, comissionamento e testes de aceitação com E-REDES para as funções RTU e Recolha / Envio Automático de Oscilografias, integradas no sistema microSCADA;

  • Configuração para Integração com o Centro de Comando e de Operação Remoto de Tondela, da ENERGETUS, que também será fornecido pela ENGIPROT.

Benefícios para o Cliente

O conhecimento técnico da equipa da ENGIPROT nas diferentes componentes dos Sistemas de Proteção, Comando e Controlo, permitiu ao cliente ter uma única empresa sediada em Portugal responsável pela configuração, parametrização, teste, comissionamento e integração dos equipamentos com E REDES, evitando a necessidade de gerir múltiplos fornecedores e prestadores de serviços para concluir o projeto e obter o Acordo de Ligação à Rede.